0

Os 6 principais tipos de empreendedores da atualidade

Spread the love

Os 6 principais tipos de empreendedores da atualidade que vai surpreender você!

Embora os empreendedores tenham características comuns que os caracterizam, existem muitos tipos de pessoas que empreendem, por isso vamos comentar sobre os 6 principais tipos de empreendedores.

Uma pessoa empreendedora vê uma oportunidade em todos os lugares. Os empreendedores são entusiasmados, positivos e, onde muitos veem problemas, estão descobrindo como resolvê-los.

Geralmente são pessoas que assumem riscos e fazem sacrifícios para atingir seus objetivos e metas. Mas, como se poderia pensar, nem todos os que empreendem têm as mesmas características. Existem diferentes tipos de empreendedores e vamos falar sobre isso agora. 

Tipos de empreendedores

Vamos conhecer 6 tipos principais de empreendedores. Espero que você esteja atento para saber se se enquadra em uma dessas categorias.

Antes de continuar, cabe dizer que nenhum tipo é melhor que o outro, embora alguns empreendedores talvez ainda não estejam no mesmo nível dos demais.

Por outro lado, existem também aqueles empreendedores que têm um perfil que congrega características de vários tipos.

  1. Empreendedor por necessidade

O empresário por necessidade é alguém que precisa de um emprego ou está trabalhando e quer algo melhor. São pessoas que não estão satisfeitas com a sua situação financeira ou pessoal e decidem abrir um empreendimento ao descobrir que essa é uma possibilidade que também existe.

Com o passar do tempo, alguns desses empreendedores decidem dedicar-se totalmente ao novo negócio, e muitas vezes têm muito sucesso.

1 – Empreendedor visionário

Esse tipo de empreendedor tem a capacidade de ver o futuro de forma realista. Apesar de viver bem atento a sua realidade, gosta de sonhar acordado e se vê uma oportunidade, não hesita em aproveitá-la.

É a pessoa que está sempre em busca de novidades e abrindo novas portas sem fechar as outras. Ela se propõe a fazer várias coisas, embora às vezes possa acabar querendo fazer muitas coisas, e não as fazendo tão bem.

 2 – Empreendedor investidor

O empresário investidor gosta de fazer investimentos e tem capital para isso. Seu objetivo principal é aumentar seu dinheiro e gerar mais oportunidades. Ele é muito bom em fazer algo lucrativo, detecta oportunidades boas e ruins, então sabe quando não correr riscos desnecessários.

Por outro lado, poderia se tornar excessivamente ambicioso, e não saber quando parar e, por isso, acabar cometendo muitos erros.

3 – Empreendedor apaixonado

Ele adora trabalhar. É um daqueles que não podem apenas manter a ideia em mente, mas deve torná-la realidade. Quando algo o motiva, ele se enche de energia, tanto que consegue passar horas e horas trabalhando sem reclamar. Ele realmente gosta do que faz!

No entanto, às vezes esse tipo de empreendedor não consegue determinar os limites de tempo que deve dedicar ao negócio. Quando isso acontece, geralmente ele precisa de ajuda para organizar melhor suas tarefas e não se converter em um ativista.

4 – Empreendedor digital

O empreendedor digital é aquele que desenvolve seu modelo de negócio baseado em tecnologia. Na verdade, existem vários tipos de empreendedorismo digital, mas o que os caracteriza é que investem em negócios no mundo da internet.

Este tipo de empreendedor nem sempre tem espaços físicos para seu empreendimento, já que, muitas vezes, os produtos e serviços que vende também são totalmente direcionados para a internet.

Se você é um empreendedor digital, clique aqui e veja como aumentar suas vendas com e-mail marketing

5 – Empreendedor intuitivo

O empreendedor intuitivo é alguém que segue suas intuições e seus impulsos. Esse empresário parece perceber boas oportunidades e assumir riscos. Não pedir o conselho de outra pessoa é uma de suas possíveis desvantagens, que pode levar a decisões erradas.

Dicas para ser um bom empreendedor

Já sabemos que existem vários tipos de empreendedores, e que cada tipo tem suas qualidades e alguns aspectos com os quais deve estar mais atento.

Existem muitas pessoas que pretendem ser empreendedoras através de uma ideia de negócio que têm em mente. Porém, o caminho não é fácil e é conveniente conhecer algumas questões que nos ajudarão a saber ser um bom empresário.

Mas, afinal, o que fazer para empreender? Que atitude e espírito um empreendedor deve ter? Aqui estão algumas dicas gerais para você crescer como empreendedor.

Desempenho: você não só tem que trabalhar, mas trabalhar muito para cumprir todos os desafios que se propôs antes de iniciar seu projeto. Se você alcançou bons resultados e sua empresa é bem-sucedida, nem por isso baixe a guarda. Manter um bom desempenho é o primeiro mandamento de todo bom empresário.

Criatividade: no trabalho, não podemos nos contentar em fazer as coisas do dia a dia de forma rotineira e monótona. É preciso ser criativo, inovar e criar coisas novas e maneiras diferentes de pensar e executar projetos.

Inove em diferentes aspectos: processos, ideias para o negócio, melhorias, etc.

Trabalhe com entusiasmo e motivação: nunca se esqueça do que o levou a empreender, para realizar os seus sonhos. Não deixe de lado o seu propósito. Além disso, lembre-se que a essência e o caráter nunca podem faltar em você. Portanto, mantenha uma atitude positiva – sem deixar jamais de ser realista – e não se deixe levar pelos momentos mais difíceis. Se houver um mau momento, levante-se!

Gostar do que faz: com este princípio você sempre vence, pois é uma situação em que você não só trabalha para “ganhar a vida”, mas também gosta de fazer o que faz. Embora sejam tempos difíceis, você tem que aproveitar a oportunidade e ficar feliz com o seu trabalho e satisfeito quando sabe que além de gostar, você o faz bem.

Seja original: não basta ser criativo na hora de criar o negócio, mas também na forma de gerenciá-lo e divulgá-lo. É melhor investir em elementos que façam sua marca ser sempre original.

Formação contínua: a cada dia se aprende algo novo, seja com cursos, com palestras, com seminários, com livros e com o mesmo dia a dia. Mesmo quem já tem muita experiência, pode e deve sempre continuar aprendendo.

Visite o blog Cadastro Empresa e mantenha-se atualizado

Conclusão

Acima de tudo, empreender é buscar um nicho no mercado e dispor-se a investir nele. Nem todos têm as bases suficientes para começar um negócio, mas também é verdade que entre aqueles que começam há pessoas que ainda não sabem exatamente que tipo de empreendedorismo exercem.

Nesse sentido, existem alguns elementos que permitem saber que tipo de empreendedor é cada pessoa. Alguns empreendem a partir da paixão por aquilo que fazem; outros, pela necessidade. 

O importante é que cada empresário reconheça seus propósitos e trabalhe aqueles aspectos que o podem converter em um tipo de empreendedor que todos querem ser: o de sucesso.

Visite o portal do mundo corporativo

Sucesso, vote sempre ao nosso Blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *